Pesquisar este blog

domingo, 22 de novembro de 2009

AGROECOLOGIA

Histórico

O termo agroecologia surge na década de 1970 como campo de produção científica, como ciência multidisciplinar, preocupada com a aplicação direta de seus princípios na agricultura, na organização social e no estabelecimento de novas formas de relação entre sociedade e natureza.

O surgimento da agroecologia, cujas bases ainda estão sendo fundadas, coincidiu com a preocupação pela preservação dos recursos naturais. Os critérios de sustentabilidade nortearam as discussões sobre uma agricultura sustentável, que garanta a preservação do solo, dos recursos hídricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo garanta a segurança alimentar.


Definição

Outra inovação metodológica incorporada à pesquisa agroecológica é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais. Tal junção permite nosso entendimento acerca da Agroecologia como ciência dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética.

Basicamente, a proposta agroecológica para sistemas de produção agropecuária faz direta contraposição ao agronegócio, por condenar a produção centrada na monocultura, na dependência de insumos químicos e na alta mecanização, além da concentração de terras produtivas, a exploração do trabalhador rural e o consumo não local da respectiva produção.

Ou seja, as práticas agroecológicas podem ser vistas como práticas de resistência da agricultura familiar, ao processo de exclusão do meio rural e homogeneização das paisagens de cultivo. As práticas agroecológicas se baseiam na pequena propriedade, na mão de obra familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e em redes regionais de produção e distribuição de alimentos.

A agroecologia é uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.

No âmbito da agroecologia encontramos as discussões sobre agricultura orgânica, biodinânica, natural, a agrofloresta, a permacultura e outros temas.

Transição agroecológica

A transição agroecológica é a passagem da maneira convencional de produzir com agrotóxicos e outros contaminantes, para novas maneiras de fazer agricultura, com tecnologias de base ecológica.

Projetos relacionados a agroecologia em universidades

Algumas universidades tem tentado criar entre os alunos o interesse nesta área, principalmente nas Ciências Agrárias, exemplos:

  • UFRB com ações do grupo AGROVIDA (grupo de apoio a agricultura familiar e agroecologia);
  • UFSJ com o núcleo de Biossistemas em Sete Lagoas-MG, o GAU (grupo de agroecologia) da UFAM;
  • UFAL com o GAC (grupo agroecológico craibeiras) e na UFS com o EVA (espaço de vivência agroecológica);
  • UFPR com o GEAE (Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica),
  • FEAB (Federação Estudantes de Agronomia do Brasil e ABEEF (Associação Brasileira dos Estudantes de Eng. Florestal) possuem núcleos específicos para esse debate.

E algumas universidades implantaram como curso superior: é o caso da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba)dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário