Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

INFORMÁTICA APLICADA

A INFORMÁTICA APLICADA NA EDUCAÇÃO: O uso do computador como ferramente aliada ao software educativo no auxílio ao ensino e

Produções culturais

Prezados(as) colegas e irmãos de profissão. Ao navegar pelo mundo virtual deparei-me com este site e ao ler sobre um curso que houve em Varginha em 2004 de capacitação no que tange a informáticas aplicada na educação e uma das participantes pedindo ajuda sobre tal assunto, não pude omitir tais informações. Segue algumas linhas abaixo sobre o tema em voga. Quem interessar em navegar em águas mais profundas poderá acessar o site(no final deste artigo) em que publiquei o referido artigo.

O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA, ALIADA AOS SOFTWARES EDUCATIVOS NO AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM.

A informática educacional pode ser configurada como uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, e que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada, através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.
Queremos mostrar que, a questão chave da implantação de novas tecnologias de suporte à educação é fazer com que o aluno tenha interesse e motivação para buscar a informação desejada, transformando assim o paradigma tradicional da educação como “depósito bancário, fábrica”, para a educação como entretenimento.
A aprendizagem tradicional entre outras características é racional (organizada, sintetizada, hierarquizada) e lógico matemática (dedutiva, seqüencial, quantificável) A virtual / interativa é intuitiva ( conta com o acaso, junções não lineares) e multissensorial (dinamiza interações de múltiplas habilidades sensoriais).
Sua própria criatividade o conduzirá a soluções fascinantes e compensadoras para os desafios que você definir para si mesmo. No final de tudo, o verdadeiro valor de seu projeto será medido pela resposta à seguinte pergunta: “Eu consegui contar a minha história com eficiência? “. A meta de seus esforços é compartilhar com outras pessoas suas idéias e experiências, de forma a satisfazê-lo e comunicar a sua idéia da forma mais direta possível.
O computador por si não atende ao objetivo de formar o "homem social" com que sonha a humanidade, o que formará o homem será a maneira como ele utilizará a máquina. Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral e na educação especial siga uma filosofia educacional mais ampla que justifique sua aplicação. Abordaremos o uso de computadores na educação a partir de uma perspectiva construtivista-interacionista. Desta forma, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.

Quem interessar em navegar em águas mais profundas poderá acessar o site em publiquei o referido artigo.

Espero que este venha de encontro com os anceios de nossos educadores que querem se adendrar no mundo da aplicação das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Qualquer dúvida estou a disposição de todos.

Capacitamos professores no que se refere a teoria e prática de ensino no seu cotidiano escolar.
Oferecendo palestras e cursos em temas relacionados a:
Relações com o Currículo;
Metodologia Aplicada a Projetos Educativos;
Alfabetização e Letramento;
Gestão Escolar, uma construção desafiadora;
Sala de Aula espaço de construção;
Metodologia Aplicada a Educação de Jovens e Adultos;
Capacitação e especialização na aplicação da informática na educação;
Especialização na avaliação e produção de software educativo pedagógico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário